segunda-feira, 21 de março de 2011

...e a humanidade não se cansa...

...de me decepcionar. Essa tragédia de proporções bíblicas a que o Japão sofreu nos mostra mais uma vez a face egoísta, mesquinha, narcisista e escura das pessoas. É de se espantar. O governo americano e alguns europeus vinham acusando o governo japonês de estar escondendo a gravidade do desastre nas usinas nucleares. A preocupação, é lógico, é com seus devidos umbigos. O receio de que a radiação chegasse a seus lares. É só no Japão? Então fodam-se eles. Solidariedade é só diplomacia. Não bastasse a devastação, ainda ter que ouvir isso...
...e a população japonesa ainda dá exemplo de dignidade e integridade. Filas quilométricas nos poucos supermercados que tem algum alimento. Ninguém fura fila, não há registro de saques, arrombamentos e quando o estoque zera, eles dividem com quem ainda estava na fila. Como acham que seria no Brasil? Bom, pelos comentários que temos ouvido de quê esses japoneses são "trouxas" com essa atitude, dá até náusea pensar nisso.
Estamos entrando no time dos "desenvolvidos"? "Primeiro Mundo?" Se isso for medido pelo Pré-Sal ou a abertura de linhas de crédito para comprar automóveis, estamos mais perdidos do que nunca. Talvez daqui a alguns milênios a gente conquiste isso, apesar de eu não acreditar. Já nascemos do assalto, dos saques, das tomadas de posse de terras, da enganação...alguém vê uma semente de que isso possa mudar?
Não digo que o Japão seja perfeito. Já vi matérias bizarras sobre a juventude de lá. Coisa feia feia. Influência clara do ocidente nas mentes talvez ainda vulneráveis de jovens. Globalização. Longe de achar o Japão um paraíso, mas com muitos valores coletivos morais que eles parecem considerar sobre os individuais.
Aqui, não se rouba para comer (como se fosse desculpa, mas passar fome também é um crime...assunto profundo) e se mata por desdém à vida. Se mata por...diversão? Se trai por esporte?
...
Mudando um pouco de assunto, ou nem tanto, talvez...Ontem fui levar meus kids no cinema. 3D. Filme: Animais Unidos jamais serão vencidos. M.A.R.A.V.I.L.H.A de filme! Os animais sempre nos ensinando amor incondicional, respeito e tudo aquilo que é básico e a gente não tem mais. Seja no cinema ou na vida "real". E a companhia do Ian, Aninha e Yuri me recarregam de energia para a semana e também de esperança de que eles construam um mundo melhor. Ou que não sejam corrompidos por este. Eles me fazem me lembrar de minha natureza básica.
...
Boa semana a todos!

0 comentários:

Postar um comentário

fala que eu te escuto: